top of page

Os Monsters escolheram o seu vinho! Que envelheça com sabedoria...

(Este post foi publicado originalmente em 16/05/2022, no antigo Blog Monsters of Wine)


Boa tarde Monsters!

Hoje estou de ghost writer. Desta vez, não conseguimos, eu e minha linda editora, estar presentes na seleção dos vinhos que vão, a partir de agora, envelhecer nas barricas Monsters e alimentar nossos sonhos. Este vai ser o relato de alguém que acompanhou tudo de longe, mas com o coração e a mente sendo representados pelos amigos de infância que estiveram lá, na Pinhal Alto, especialmente por nossa correspondente oficial e repórter aérea Fabiana e da especialista Monsters em Vinho Verde Valéria.

Foi muito legal ver a chegada de alguns Monsters ao grupo que já se encontrava presencialmente. Sejam benvindos Vanderly e Cleuda(nossos anfitriões na Serra Gaúcha), Cláudio e Ireni(nossos mineiros diletos), Flavio Canalle(nossa estrela da TV). Com vocês em campo, o grupo vai encorpando e as amizades vão ficando mais fortes.

Nós vamos contar a história do Vinho Monsters, mas a aventura começou bem antes, com a chegada do Nei e da Valéria na Serra. Na verdade, não sei como eles conseguiram chegar ao evento, porque a quantidade de vinícolas visitadas, de vinhos degustados, de paisagens e momentos desfrutados foi de deixar qualquer um perdido nos seus pensamentos. As imagens compartilhadas falaram por eles.

Aos poucos, os amigos foram chegando. Agente Z e sua bailarina, Érica, Fabiana, João bom baiano, Reinaldo e Regina, Comodoro e sua Valéria, Vander e Cleuda, Cláudio e Ireni, Stella e Ronaldo, Flávio. E tome degustação. Às claras, às cegas, tinto, branco, rosé, espumante. Segundo nossa enviada especial, teve Monster achando que a água era feita de Pinot Noir, uma beleza...

E chegou o dia. Fomos recepcionados pelo Lucas, viticultor, enólogo e somellier da Vinícola Pinhal Alto. Ao grupo presencial, juntamo-nos nós, a Nanne(e as inseparáveis Cris e Cristinanne, que já atualizaram sua segurança pessoal, com a contratação das Torres Gêmeas), o Luiz Fernando, a Ana Bruno, a Michele, a Lud e o Maurício. O Paulo estava registrado como presente, mas não apareceu.


A degustação para a escolha foi uma aula de terroir. Descobrimos que a safra de 21 foi prejudicada por uma seca insistente, seguida por um excesso de chuvas, causando uma antecipação da colheita, uma vez que as uvas já estavam sendo atacadas por fungos. Tudo isso refletiu em vinhos com menor graduação alcoólica. As discussões em torno dos vinhos apresentados, cabernet sauvignon e merlot das safras 20, 21 e 22, apresentaram-nos qualidades até então desconhecidas, tais como a harmonização facial causada por alguns taninos hialurônicos de tão fortes e a promessa de que os nossos vinhos, após um pequeno descanso de 48 meses em barricas(ou mais...), será servido em um casamento Monsters vindouro.

Na hora da votação, da qual este escriba não participou, houve, segundo fontes seguras, marido mudando voto ao sinal do olhar da esposa, mas, no fim, foram escolhidos os mostos de 2022.

O dia continuou com um almoço na vinícola, muita conversa e muita alegria. À noite, nós pobres santistas, que não somos de ferro, fomos afogar nossas mágoas ao som do fado no Ibéricos, conhecido ponto de encontro Monsters.

Passada a emoção, alguns começaram o regresso para casa. Tem gente que segue por lá, ainda aproveitando o tempo disponível. Outros estão viajando pelo Sul, em busca de aviões que possam levá-los de volta(o aeroporto de Caxias fechou por mau tempo, coisas da aviação, entendo bem).

No balanço final, algumas vinícolas acabaram ficando sem estoque, seja de vinhos bons, seja de outros mais "poverellos", ou Peverella, sei lá. Diz-se que é um vinho muito apreciado em Niterói.

Seguimos agora para conhecer a Toscana, daqui a duas semanas. O vinho Monsters vai para as barricas. E ainda vai gerar muitos outros encontros, se Deus quiser. Ah, e logo teremos a cápsula do tempo. Os Lote 43 já estão viajando...

Fico por aqui. Na próxima, estaremos presentes. Até lá.

SUSPENDE O VINHO!

SAUDAÇÕES VÍNICAS!

PS.: Este humilde escriba havia esquecido de citar Lud e Maurício, que também estiveram juntos durante todo o evento. Correção feita.

16 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ANIVERSÁRIO MONSTERS: EVENTOS INCRÍVEIS - ITU PARTE 2

Boa tarde, Monsters! Tenho certeza que vocês estavam com saudade. Eu também. Já que estamos completando 2 anos de confraria e, a essa hora, todos estão curtindo o presente surpresa(mesmo os que estão

bottom of page